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  • domingo, 2 de junho de 2013

    DESCARBONIZAÇÃO



    3. DESCARBONIZAÇÃO 
    O QUE É: É outro tipo de limpeza do motor, mas relacionada às peças que estão em contato direto com a combustão interna, feita com um produto químico específico. Pistões, câmaras de combustão, válvulas e até mesmo dutos de admissão estão sujeitos à carbonização, que é a formação de depósitos de carbono, resultado de uma combustão incompleta. 

    QUANDO FAZER: Só quando os depósitos de carbono comprometerem o funcionamento do motor. O principal sintoma é a falha na vedação nas válvulas, o que reduz o desempenho e aumenta o consumo. Em casos extremos, pode levar à pré-detonação (batida de pino), que pode até furar o pistão. Assim como o flushing, sua eficiência é discutível. “A carbonização é de difícil remoção até mesmo por processos físicos como a abrasão, imagine com um produto químico”, diz Fukuda. Ele explica que um processo químico como os oferecidos no mercado pode até atenuar os efeitos de uma carbonização leve, mas não será capaz de propiciar uma limpeza interna totalmente eficaz. “A limpeza completa só é possível com banho químico, durante a retífica do cabeçote ou motor”, diz Fukuda, que faz questão de lembrar que esse é um problema maior de motor a gasolina. “Nos flex, o uso do etanol diminui bastante a carbonização no motor.” 

    QUANTO CUSTA: É feito por cerca 85 reais e também é relativamente simples: com o motor ligado, injeta-se o produto químico diretamente pela borboleta de aceleração ou por algum ponto de vácuo no coletor de admissão. Dura em torno de meia hora. 

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