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  • terça-feira, 11 de junho de 2013

    Alinhamento e balanceamento você conhece a diferença entre os dois?










    Quando o motorista leva o seu carro para o balanceamento dos pneus, na verdade o que os técnicos fazem é realizar o equilíbrio entre pneus e rodas, para que haja compensação no conjunto.

    O motorista deve balancear o carro a cada 10 mil quilômetros, aconselha André Luiz da Silva, técnico de serviços da DPaschoal. Se não for tão disciplinado, pode notar a necessidade de realização do serviço quando o volante começa a trepidar.


    E o alinhamento? Esse também deve ser feito a cada 10 mil quilômetros, mas tem outra função no veículo. Ele "organiza" o grau de abertura e fechamento das rodas. Para perceber se o carro precisa ou não ser alinhado, basta notar se há desgaste irregular dos pneus, se o volante está fora de centro e se os pneus vivem cantando nas curvas.

    "Nada impede que os dois serviços sejam feitos simultaneamente, para a prevenção de problemas maiores e mais graves", diz André. Na cidade de São Paulo, esses serviços custam, em média, R$ 50,00 (alinhamento e balanceamento, inclusive do step).


    Os pneus, mesmo que bem conservados, devem ser substituídos depois dos 80 mil quilômetros.

    O motorista deve fazer o rodízio de pneus, trocando os da frente pelos de trás e vice-versa, para que não haja muita diferença de desgaste entre eles.

    O ideal é calibrar os pneus do carro uma vez por semana. Cada veículo tem um número específico - que deve ser respeitado - para a calibragem, nem acima nem abaixo do valor especificado pela montadora. Tomando esses cuidados, o motorista evita que os pneus aqueçam muito e tenham seu desempenho prejudicado e sua vida útil encurtada.

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