Curta Nossa Página do Facebook!

  • terça-feira, 11 de junho de 2013

    Automóvel com pintura e peças cromadas requer atenção




    Para deixar o carro mais bonito e requintado, uma alternativa é lançar mão das peças e pinturas cromadas. Esse tratamento custa caro, portanto quem recorre a essa alternativa para deixar o possante mais charmoso deve ter em mente que é preciso cuidar do automóvel com muito carinho. Afinal, a idéia é que o carro chame a atenção pela beleza e não pelos arranhões e pela falta de brilho.
    Proprietário de oficina de customização de automóveis em São Paulo Fernando Baptista afirma que lavar o carro é imprescindível para garantir que o tratamento cromado dure. E é preciso muito cuidado nesse momento. “Não se pode deixar carro sujo. Isso compromete a durabilidade da pintura. A sujeira causa atrito e arranha a lataria. Quanto mais limpo o carro, mais durabilidade para a pintura e peças cromadas”, afirma.
    De acordo com o profissional, é fundamental evitar levar o automóvel aos lava-jatos. “Esse tipo de lavagem danifica a pintura, porque provoca pequenos riscos na lataria. Essa é uma tinta especial. Quem opta por aplicá-la no carro precisa e quer ter um cuidado com sua conservação”, explica.
    Se você mesmo quiser colocar a mão na massa na hora da lavagem, Baptista diz que o cuidado com o processo da limpeza permanece. Segundo ele, é necessário usar um pano para passar na parte de cima e outro para a parte de baixo. “Não dá para misturar. É preciso tomar esse cuidado para evitar que a areia e sujeira que acumulam no pára-lama arranhem a pintura”, explica, acrescentando que outra sugestão é começar a passar o pano de cima para baixo.
    Quando o carro for lavado em postos de gasolina é preciso ficar alerta. Baptista conta que o produto químico usado para amolecer a sujeira pode comprometer a aparência das peças. “Antes da lavagem, esse produto é pulverizado em baixo do carro e no motor. Quando a água é jogada, o jato arranca a sujeira de forma mais fácil. No entanto, as peças ficam esbranquiçadas, perdendo assim o brilho, que é a principal finalidade do cromado”, avalia.

    O uso de xampus e ceras automotivos está liberado. “É bom manter o carro encerado. A cera não é só para dar brilho, mas também para proteger a pintura. Ela forma uma camada fina, que impede a ação do sol e da chuva. O carro encerado não deixa que a sujeira fixe na lataria. As partículas escorrem assim que água bate na pintura”, diz.
    Cuidando das peças
    As peças cromadas também precisam de muito carinho. Gênesis da Silva, funcionário de loja paulista especializada na venda e na restauração de rodas, explica que os cuidados são basicamente os mesmos do que a atenção dada à lataria. “Não se pode passar produtos químicos”, afirma. O uso de cera nas rodas, de acordo com ele, não é importante. “Para dar brilho, basta passar um pano limpo, seco e macio para enxugá-las depois da lavagem”, orienta.
    Outra recomendação é não deixar que o carro fique no alvo de animais. “A urina estraga o cromo. Se por aceso acontecer esse incidente, é preciso lavar a roda em seguida”, explica, acrescentando que a limpeza também é fundamental nas peças cromadas. “Mantendo o automóvel sempre limpo é possível garantir a durabilidade das peças cromadas. Lavar o carro uma vez por semana resolve”, conclui. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário