Curta Nossa Página do Facebook!

  • domingo, 9 de junho de 2013

    Como encerar corretamente um carro



    O enceramento correto, além de dar mais brilho, protege e retarda o envelhecimento da pintura
    A primeira impressão de um carro bem cuidado sem dúvida é o estado da pintura. A tonalidade e o brilho intenso, por exemplo, são fatores que contribuem para uma boa aparência, mas para isso é preciso alguns cuidados básicos. Um deles é o enceramento que, além de dar brilho à pintura, aumenta a duração e reduz a necessidade de lavagens constantes, já que o pó e a sujeira não aderem com certa facilidade.
    Antes de dar início ao trabalho de enceramento, o carro deve estar totalmente limpo, seco e com a lataria fria e lembre-se de que deve ficar sempre debaixo de uma sombra. Para começar, você vai precisar de uma lata de cera, um pano ou esponja, algodão ou flanela para dar o lustre, de preferência as de microfibra que não soltam fiapos e facilitam no acabamento. Não se esqueça de cobrir com fita adesiva partes sem pintura como frisos, retrovisores, maçanetas para não manchá-los.
    Comece encerando por partes, dividindo capô, portas, porta-malas etc. Com um algodão ou esponja faça movimentos circulares em pequenas áreas para facilitar na hora de dar o brilho uniforme. Desta forma, as chances da cera se espalhar por igual na lataria são bem maiores. Espere a cera aderir à pintura por alguns minutos até a área aplicada ficar esbranquiçada e opaca, mas não deixe secar por completo. Para finalizar o processo, pegue um pedaço grande de algodão ou flanela para o lustre fazendo movimentos circulares por toda a parte encerada. Repita o procedimento a cada área do carro até o final.
    A durabilidade do enceramento depende de fatores como exposição ao sol e intempéries. Por isso é recomendável encerar o carro sempre que perceber a dificuldade do escoamento da cera depois da lavagem. Jamais utilize cera abrasiva em demasia, pois após um tempo ela desgasta o verniz e a própria tinta. O ideal são as ceras cujo ingrediente são retirados de vegetais como a carnaúba. Ao lavar o veículo, o uso de xampu com cera, ajuda a manter a durabilidade do enceramento retardando o próximo trabalho.
    Vale destacar que caso a pintura estiver muito gasta ou "queimada", o recomendado é que se faça primeiro um polimento profissional para corrigir todas as imperfeições antes de dar brilho à pintura.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário