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  • domingo, 9 de junho de 2013

    COMO FAZER UMA REPARAÇÃO DE DESEMBAÇADOR DE VIDRO DE CARRO




    REPARAÇÃO DE DESEMBAÇADOR


    Uma das piores sensações que o motorista pode ter (ainda mais no verão) é descobrir que o desembaçador traseiro deixou de funcionar, comprometendo a segurança numa situação já crítica de visibilidade. Em geral o problema ocorre por ruptura nos filamentos que compõem o desembaçador, impedindo a condução da corrente elétrica que aquece e desembaça o vidro.

    Até então, havia apenas duas alternativas: a substituição completa do vidro ou a aquisição de produtos importados para reparo dos filamentos, caros e de eficácia nem sempre garantida. Para contornar esse problema, a empresa Mil Novidades desenvolveu o Kit para Reparo em Desembaçadores de Vidros de Autos. Especializada em produtos eletrônicos, a empresa comandada por Roberto Valle desenvolveu o kit de maneira acidental: "Nosso objetivo era desenvolver uma solução para os terminais dos desembaçadores de veículos blindados. Funcionou tão bem que resolvi testar como reparo de desembaçadores convencionais".

    Responsável técnico pelo produto, Roberto é enfático ao garantir sua eficácia. "Ele consegue consertar falhas de até 5 mm nos filamentos. Contudo, se a falha for maior, ele não funciona. Basta seguir as instruções do manual que não tem como errar."

    Ciente das limitações, encaminhamos o kit ao chefe da oficina do Cesvi Brasil, Eduardo Fernandes, para nos ajudar no teste. No início ele se mostrou um tanto cético: "Cheguei a testar um produto similar no passado, mas não obtive sucesso". Contribuiu para seu ceticismo a apresentação simplória do kit: uma pequena embalagem plástica com três tubinhos contendo acetona, cola condutiva de prata e tinta condutiva de prata, além de um prosaico cotonete comum, para limpeza do local.

    Mas seguimos em frente e realizamos o teste de acordo com as indicações do manual de instruções: feita a limpeza da falha com acetona, aplica-se a cola condutiva de prata, que deve secar por 24 horas. Depois, aplica-se a tinta condutiva de prata, cuja secagem leva mais duas horas.

    Procedimento completo, chega a hora da verdade: para surpresa de todos, o produto restaurou a condutividade elétrica do filamento danificado, permitindo o correto funcionamento do desembaçador. Se você não é muito bom de pincel, recomendamos usar duas tiras de fita adesiva para deixar o filamento com a aparência mais próxima do original. O kit custa 44 reais, dura por um ano e, segundo o fabricante, rende em média 20 aplicações.

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