Curta Nossa Página do Facebook!

  • domingo, 2 de junho de 2013

    HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO



    4. HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO 
    O QUE É: Seu objetivo é eliminar fungos e bactérias que se desenvolvem no sistema. Por ser um equipamento que está sempre úmido, a sujeira acumulada nele acaba se tornando o ambiente ideal para proliferação de microrganismos. “Ela é fundamental, principalmente nos carros sem filtro antipólen”, diz Jose Carlos Kruppa, da Klimacar, empresa especializada em ar-condicionado. O filtro impede que a caixa de ventilação fique cheia de detritos, como folhas, poeira ou até mesmo pequenos insetos. 

    QUANDO FAZER: Nos modelos sem filtro, a higienização deve ser feita a cada 15 000 km. Se o carro roda pouco, o ideal é a cada seis meses. “Em veículos com o filtro, é possível dobrar esses prazos”, afirma Kruppa. Mas para isso é importante se lembrar de trocar também o filtro antipólen a cada 15 000 km ou seis meses. Em veículos que trafegam em área com muita poeira, contudo, a troca deve ser feita aos 10 000 km. 

    QUANTO CUSTA: A higienização custa em média 50 reais. O preço médio do filtro devidamente instalado é de 50 reais se o cliente optar pelo comum, mas alguns veículos mais sofisticados apresentam a opção do filtro com carvão ativado, que custa 90 reais. A vantagem desse modelo é filtrar também os odores do ambiente externo, evitando que contaminem a cabine. Há casos em que troca do filtro e higienização não solucionam o mau cheiro e a proliferação de fungos e bactérias. Nesse caso, a solução é desmontar todo o painel e limpar o sistema cuidadosamente.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário