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  • domingo, 9 de junho de 2013

    como deixar o Pedal da Embregam mais macio ??

    Já tive esta idéia um tempo atrás, mas realmente quem foi decisivo para que eu implantasse foi o Bruno Buzato, que participa deste fórum.
    É muito simples e eu gastei R$12,00. Acreditem, o valor foi de doze reais.

    Como descrevi acima, há um tempo atrás perdi um tempo pensando em como deixar a embreagem mais macia. Pra quem tem ou já teve a oportunidade de dirigir carros bem mais novos já percebeu como a embreagem do nosso gol quadrado é pesada. Pois bem, analisando todo o funcionamento da embreagem, vi que que a alavanca de marcha (que é presa diretamente no garfo) é pequena. Num conceito bem simplificado, quanto maior a alavanca, menor será o torque aplicado para um mesmo momento. Pensei em como aumentar o comprimento da tal alavanca, chegando a ir em alguns soldadores ou torneiros mecânicos para fazer uma nova peça.
    Após troca de mensagens com o Buzato, este me informou que havia comprado a alavanca do g3/santana que é maior, mas ainda não teve tempo de instalar. Realmente ele estava com a razão.
    Fui numa auto-peças e pedi para dar uma olhada na alavanca do g3 com motor ap e verifiquei que a bendita peça é maior. Perguntei pelo preço e não tive dúvidas: comprei pelo valor especificado anteriormente.

    Seguem os comprimentos das alavancas (aproximadamente, pois foram medidas com a fita métrica de costura da avó...rs):
    Antiga: 15cm
    Nova (g3): 19,5cm

    Igualando-se os momentos, teremos:
    M1 = M2 .:. F1*d1 = F2*d2 F1*15=F2*19,5 F2/F1=0,769
    F2 < F1 em 23,1%
    Ou seja, a nova alavanca deixará a embreagem mais macia em 23%. O custo benefício é muito bom.

    Fiz no meu carro e ficou "show de bola". O cabo não precisou ser trocado, coube certinho e o parafuso eu aproveitei da alavanca antiga para prendê-la no garfo. :D

    Não esqueçam de regular o cabo da embreagem após a colocação da alavanca (usa-se uma chave 17mm e vc regula apertando ou afrouxando a porca. conforme posicionamento do pedal)
    Segue foto da alavanca antiga:


    Visão expandida desta peça. A origem da imagem é do cd da volks.



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